O abanar da cauda pode enviar mensagens a outros cães

23925
0
Share:

O abanar da cauda pode ter mais significado entre os cães do que inicialmente se pensava. Segundo um novo estudo, os cães têm diferentes respostas emocionais de acordo com a direcção para onde a cauda é abanada. Se um cão vir outro companheiro a balançar a cauda para a direita pode relaxar, enquanto se o vir a abanar a cauda para a esquerda pode sentir stress.

Para este estudo, o grupo de investigadores recrutou 43 cães de várias raças. Os animais foram equipados com um colete que foi monitorizando os batimentos cardíacos dos cães, enquanto surgiam vídeos com outros animais abanando o rabo para a esquerda ou para a direita.

Os animais de estimação que viram vídeos de cães a abanarem a cauda para o lado esquerdo, mostraram-se mais ansiosos e revelaram um ritmo cardíaco acelerado. Já os que assistiram ao abanar da cauda para o lado direito, revelaram tranquilidade e até se começaram a aproximar do animal que se encontrava no ecrã. Assim e de acordo com os investigadores, um abanar da cauda para a direita revela um sinal de companheirismo.

Porém este abanar da cauda pode não consistir numa forma de linguagem secreta entre cães. A direcção e os consequentes comportamentos podem surgir a partir de respostas automáticas enraizadas nas diferentes hemisférios do cérebro canino.

Mais informações podem ser encontradas em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960982213011433

Share:

Leave a reply