Porquinhos da Índia: O Habitat

130800
2
Share:

A existência ou não de um bom habitat está directamente relacionada com a saúde do seu animal. As ‘casas’ dos porquinhos da índia podem ser feitas de arame, plástico resistente ou até vidro. O plástico e o vidro são os mais recomendáveis porque são aqueles que resistem à corrosão de uma forma mais eficaz. A madeira e outros materiais similares não devem ser utilizados na construção de abrigos, principalmente pelo facto de dificultarem o processo de limpeza. Se pretender construir a casinha do seu animal, deve ter em conta que não será propriamente fácil e deverá ter cuidado, de forma a que o seu animal não possa escapar. Para além disso a casinha não deverá ter pontas afiadas nem oferecer outros perigos.

Não existe uma dimensão certa para a gaiola, contudo deve ter o tamanho suficiente para permitir as actividades normais, ou até quem sabe o acasalamento. Recomenda-se pelo menos 2,5 metros quadrados para cada adulto.

A gaiola pode ser aberta em cima, desde que cada um dos lados tenha pelo menos 20 cms de altura. Mas atenção porque se pretender fazer procriação a altura dos lados nunca deverá ser inferior a 25 cms.

A base das gaiolas pode eventualmente ser em rede apesar de não ser recomendado. Apesar desta rede permitir que a urina e as vezes se concentrem apenas no fundo da gaiola deixando a zona da cama e o próprio porquinho limpos, longos períodos a caminharem nessa rede poderá dar origem ao aparecimento de problemas na parte de baixo das suas patas. Já iremos abordar mais à frente este problema em concreto. Para além disso se uma das patinhas ficar presa na rede, o seu animal poderá parti-la. Aliás este é um problema comum quando porquinhos da índia são colocados em habitats com este tipo de pavimento.

Ora isto significa que habitats com chão sólido são a melhor opção para porquinhos da índia. A juntar ao chão, a habitação deverá ser fácil de manter limpa e deve possuir uma boa iluminação e também a ventilação adequada. A zona onde eles dormem deverá também estar sempre limpa. Recomenda-se que seja composta por materiais não tóxicos, absorventes, simples de limpar e de substituir. Papel higiénico cortado é, por exemplo, um bom material.

Já colocar lã ou algodão para a construção da caminha, está errado e pode ser muito perigoso para o seu companheiro. È que para além do perigo de asfixia, caso fique enrolado nos fios de lã que não se partem facilmente, poderá ainda conduzir a outros problemas intestinais se forem ingeridos.

O melhor é usar o material especial vendido nas lojas de animais ou papel higiénico cortado às tirinhas. Embora pareça lógico, não será demais lembrar que no caso de optar por esta solução, deverá usar papel higiénico simples, ou seja, sem cheiros visto que este poderá causar irritações ou desagradar. A regra no fundo é usar-se material que se dissolva facilmente em água, visto que se for ingerido irá dissolver-se facilmente no estômago do seu porquinho da índia.

Existem também alguns donos que optam por usar serradura, mas isto deve ser totalmente evitado! É que geralmente acumula-se nos orgãos genitais dos machos e embora possa não causar problemas urinários, pode inibir a procriação.

Se está habituado a ouvir música muito alto dentro de casa, então ao adquirir um destes animais deverá repensar esse hábito. É que os porquinhos da índia dão-se bem em ambientes calmos e acima de tudo com pouco ruído. Barulho em excesso poderá causar problemas de stress graves e excitação ao seu bichinho. Também se deve evitar fazer movimentos muito bruscos junto a ele.

Os porquinhos da índia podem assumir dois comportamentos diferentes quando expostos a um ruído muito elevado, a movimentos súbitos, ou quando são colocados num ambiente estranho. Podem ficar completamente paralisados durante um período de tempo, cuja média ronda os 20 minutos, ou podem entrar em pânico. Os sinais de pânico são claros e envolvem correrias desenfreadas acompanhadas por alguns grunhidos. Por vezes, o dono pode ter alguma acção que inadvertidamente possa causar pânico ao seu animal. Para colocar uns ‘panos quentes’ nestes ataques de pânico, deve existir no habitat do porquinho da índia um local que seja fácil de o mesmo visualizar e que possa servir de esconderijo.

Share:

2 comentários

  1. emilly nataly de jess trindade 23 Setembro, 2013 at 18:17 Reply

    nossa eu tenho um porquinho da india chamado pock ele e bem legal queria faze uma pergunta botem como as casinhas ficam e ela serem bem bonitas e com mais facilidade!!!bjus

Deixe uma resposta