Porquinhos da Índia: Alimentação

76125
3
Share:

Comida fresca e água limpa devem estar sempre à disposição do seu bichinho. As rações destinadas a estes companheiros e vendidas nas lojas dos animais oferecem todos os nutrientes necessários. Alguns possuidores de porquinhos da índia por vezes experimentam dar-lhes rações para coelhos, só que isto está errado. Não é que lhes faça necessariamente mal, só que os porquinhos da índia necessitam de altos níveis de vitamina e também de acido fólico. Importa salientar que ao contrário dos coelhos, estes animais não conseguem fabricar a sua própria vitamina C e como tal têm necessidade de a obter a partir de fontes exteriores. Ou seja, quando adquirir uma determinada ração para o seu animal, tenha o cuidado de ver se tem Vitamina C e também Acido Fólico.

A comida para os porquinhos da índia, contém geralmente 20% de proteína, 15% de fibras e cerca de 1 grama de vitamina C, por quilo de ração. O que importa salientar é que mesmo que ela esteja guardada num local fresco e seco, geralmente metade do conteúdo da Vitamina C degrada-se e perde-se seis semanas depois. Por isso as dietas devem ter um suplemento de vitamina C.

Quanto à água deve ser mudada todos os dias. Deverá colocá-la num recipiente (espécie de garrafa) especialmente designado para o efeito e que pode ser presa na parte lateral da gaiola.

Os porquinhos da índia são criaturas de hábitos e como tal não toleram facilmente as alterações quer da ração quer da apresentação da mesma, ou seja, mudar o recipiente onde normalmente a coloca. O mesmo passa-se com água. Se tiver mesmo que fazer uma alteração então faça-a a sempre de forma gradual. É que caso seja feita muito rapidamente, o seu animal pode-se recusar-se a comer e a beber, o que pode dar origem a doenças.

Share:

3 comentários

Deixe uma resposta