Porquinhos da Índia: A Origem

283950
0
Share:

Embora não se conheçam exactamente as origens do Porquinho da Índia doméstico crê-se que sejam provenientes das Montanhas dos Andes, na América do Sul. Foram provavelmente descobertos, em primeiro lugar, pelos índios peruanos que os usavam como alimento e também para sacrifícios oferecidos aos seus deuses. Levados para a Europa no século XVI, durante os quatro séculos seguintes foram conservados na maioria dos países europeus como animais domésticos, ao mesmo tempo que serviam de alimento nos países mediterrânicos e na América do Norte. Embora a história varie um pouco, crê-se que os responsáveis pela sua introdução no continente europeu, tenham sido navegadores espanhóis que andavam em busca de um novo caminho marítimo para as Índias.

Os porquinhos da índia são muito populares por serem relativamente fáceis de adquirir, terem um temperamento doce, não morderem ou não arranharem os seus donos quando pegam neles e serem animais com hábitos de higiene. A existir algum senão, seria apenas a sua curta esperança de curta de vida que ronda geralmente os quatro anos. É que não nos podemos esquecer que os seus maiores fãs são geralmente as crianças e a sua perda pode ser complicada de gerir. Contudo alguns pais consideram que estas são experiências benéficas para os seus filhotes porque será uma forma de aprenderem a lidar com os altos e baixos da vida.

No seu habitat natural, os porquinhos da índia vivem em zonas verdes e abertas. Procuram abrigo em locais naturalmente protegidos, ou então fazem uso de tocas já desocupadas e abandonadas por outros animais. São bichinhos muito sociáveis e tendem a viver em grupos. São herbívoros e adoram relva, raízes, frutos e sementes. Geralmente procuram estes alimentos ao fim da tarde, principio de noite.

Durante muitos anos estes companheiros de quatro patas foram usados em investigações médicas e por esse motivo as análises foram feitas sempre tendo em conta as características de um grupo, ao invés de um animal só. Por isso mesmo, existem poucas informações sobre cuidados médicos em particular e tratamentos dos porquinhos da índia.

Share:

Leave a reply