O Habitat dos Hamsters

93900
0
Share:

Existem nas lojas de animais diversos tipos de gaiolas para todos os gostos e feitios. De qualquer forma as mais comuns são as que possuem uma base em plástico e a parte de cima e lateral feita em arame, muito à semelhança das gaiolas de pássaro.

A primeira coisa que deverá ter em conta, é que quanto mais espaço o seu hamster tiver para se mexer, melhor será. O tamanho da gaiola não deverá em circunstancia nenhuma ser inferior aos 50 cms de cumprimento por 35 de largura. Para além disso nunca deverá optar por adquirir gaiolas redondas porque o seu animal de estimação poderá perder facilmente a orientação e ficar bastante confuso. Ou seja, gaiolas rectangulares são o ideal.

Antigamente eram muito usadas gaiolas totalmente construídas em metal, mas a pouco e pouco foram sendo substituídas devido ao facto de enferrujarem facilmente. Também existe quem opte por usar aquários que oferecem uma protecção superior ao seu animal, contra correntes de ar, mas podem revelar-se bastante mais difíceis de limpar.

Existem ainda alguns modelos no mercado (geralmente os de maior dimensão) que contêm tubos onde o hamster pode andar, e aqui as opiniões dividem-se um pouco. Por um lado existem aqueles que consideram que este tipo de gaiolas, são mais difíceis de limpar e os animais (principalmente o hamster dourado que apresenta maior dimensão), pode facilmente ficar preso. Já outros pensam ser muito bons para o desenvolvimento e vivência do animal dado estes túneis serem presença comum no seu habitat natural. Ou seja, no fundo cabe ao dono, de acordo com a espécie que escolher, fazer uso do seu bom-senso e destas informações para fazer a melhor opção. Por exemplo, se estivermos a falar do hamster anão, não existe qualquer problema em optar por uma gaiola que possua tubos, uma vez que muito dificilmente alguma vez ficaria preso.

A roda é um dos acessórios mais populares no toca a hamsters e não é por acaso. No seu habitat natural estes roedores percorrem grandes distâncias à procura de comida e como tal é necessário que em cativeiro lhes sejam dadas condições em que eles se possam exercitar. Mas atenção porque comprar uma roda de exercício não é uma tarefa assim tão simples porque nem todas são as ideais. A conhecida por Wodent Wheel é geralmente a mais procurada por ser a mais segura de todas para o seu animal de estimação. Contudo existem também outras igualmente seguras, deste que tenha atenção a certos pormenores.

As que mais geralmente se vêem nas lojas são as rodas que possuem barras de plástico separadas por alguns milímetros. Ora se a separação não for muito grande não existe qualquer tipo de problema, agora caso contrário, há de certeza. É que neste caso que referimos o hamster pode, aquando do seu exercício, enfiar uma pata nesse espaço, ficar com ela presa e lesionar-se gravemente. Para evitar surpresas, o melhor mesmo talvez seja optar por uma com base sólida.

Já que estamos a tratar o assunto da roda, existem alguns donos que ficam deveras preocupados quando reparam que o seu animal de estimação a está a utilizar pouco e consideram que este facto pode estar associado a alguma condicionante física. Ora, importa salientar que na grande maioria dos casos não há razões para preocupação. Enquanto que uns se adaptam bem à roda, outros são mais pastelões e não são grandes apreciadores. Podemos dizer que parte do feitio de cada um, exactamente como acontece com os humanos.

Os hamsters gostam de construir ninhos onde se irão sentir seguros e acima de tudo protegidos de condições climatéricas adversas, como o frio. Colocar lã ou algodão para a construção do ninho, está errado e pode ser muito perigoso para o seu companheiro. È que para além do perigo de asfixia, caso fique enrolado nos fios de lã que não se partem facilmente, poderá ainda conduzir a outros problemas intestinais se for ingerido.

O melhor é usar o material especial vendido nas lojas de animais ou papel higiénico cortado às tirinhas. Embora pareça lógico, não será demais lembrar que no caso de optar por esta solução, deverá usar papel higiénico simples, ou seja, sem cheiros visto que este poderá causar irritações ou desagradar. A regra no fundo é usar-se material que se dissolva facilmente em água, visto que se for ingerido irá dissolver-se facilmente no estômago do seu hamster.

Para as necessidades do seu animal, nomeadamente a urina, pode ser colocado dentro da gaiola um recipiente com areia para esse efeito. Entretanto e se alguma vez vir o seu ratinho a tomar ‘banho’ dentro desse recipiente não se preocupe que é um comportamento normal.

Share:

Leave a reply