As Raças de Hamsters

257100
17
Share:

Os hamsters são ideais, não só para crianças, como para pessoas de todas as idades. São amigáveis, fáceis de tratar e ao contrário de muitos outros animais, dispendiosos de sustentar, levar um destes companheiros para casa não irá ser grande peso no orçamento mensal. Mas vamos por partes.

Um dos primeiros aspectos a ter em conta é que dada a existência de espécies diferentes existem também características diferentes inerentes às mesmas. Ora estas diferenças podem-no ajudar na escolha, tendo em conta o ambiente e a pessoa a quem se destinam.

O Hamster Dourado, ou Sírio, é o ideal quer para crianças, quer para adultos visto que é dócil e muito tolerante. Tem o pelo comprido e se o pegar ao colo ele não se vai importar muito. Apesar da esperança média de vida se situar nos dois anos e meio, chegam algumas vezes a atingir os quatro anos de idade. É um animal de índole solitária pelo que não é aconselhável juntá-lo com outro.

Quem já não é assim tão simpático, ou pelo menos tão tolerante, é o Anão Russo. São pequenos, gostam pouco que lhes peguem, e como tal, talvez estejam mais orientados para adultos. Apesar de uma aparente intolerância, são sociáveis e como tal é recomendável que vivam aos pares ou num pequeno grupo. Manter um hamster desta espécie a viver sozinho, é meio caminho andado para encurtar o seu tempo médio de vida. Sim, porque nem só factores como a alimentação e a existência de um bom habitat contribuem para uma maior durabilidade.

Já o Hamster Chinês, apesar de ter uma índole diferente do Russo, ou seja, mais paciente, caracteriza-se geralmente por uma natureza tímida e como tal evitam os contactos muito directos. Por essa mesma razão poderá também não ser o ideal para crianças.

O Roborovski é uma espécie com a qual não é fácil estabelecer uma interacção. Necessitam de uma gaiola com dimensões consideráveis, por serem extremamente activos, e nunca pararem quietos. De qualquer forma não deixam de ser sociáveis e vivem bem em grupo.

É óbvio que nem só a espécie determina as características de um determinado animal. Também o sexo é um factor determinante. Por exemplo, os machos são conhecidos por serem mais pacientes comparativamente as fêmeas. São mais pachorrentos, se assim lhes quisermos chamar, e têm outra vantagem, que é o cheiro. É que a fêmea em determinados períodos (preparação para o acasalamento) pode apresentar um odor forte.

 

Sírio

Anão russo

Chinês

Roborovski

Duração de vida média

1 / 3 anos

1 / 2 anos

3 / 4 anos

2 / 3 anos

Peso em adulto

100 / 150 gramas

30 / 50 gramas

30 / 35 gramas

14 / 21 gramas

Comprimento

15 cms

7 / 10 cms

10 / 12 cms

5 cms

Maturidade sexual

6 a 8 semanas

8 a 12 semanas

3 meses

4 meses

Período de gestação

18 / 21 dias

18 / 21 dias

21 dias

20 / 22 dias

Share:

17 comentários

    • Leak 25 Julho, 2013 at 09:58 Reply

      Olá. O Hamster de Pêlo Longo deverá ser à partida um Hamster Sírio Angorá e se for este o caso será aconselhável mantê-los separados, para evitar lutas. Só devem ser mantidos na mesma gaiola dois hamsters que conviveram juntos desde pequenos. Se for introduzido um novo hamster na gaiola de outro já existente poderá ser perigoso, uma vez que o território já poderá estar marcado, levando a conflitos.

Deixe uma resposta