A alimentação dos Hamsters

27750
0
Share:

Os hamsters não são propriamente animais muito esquisitos na sua dieta e são capazes de comer um pouco de tudo, desde sementes a vegetais, passando por insectos. O grande segredo para alimentar este animal é acima de tudo variedade. Quanto mais variar, mais rica será a sua dieta. De qualquer forma nas lojas de animais existem já preparados que facilmente dão ao seu animal de estimação tudo aquilo que ele necessita. Uma regra apenas para essa comida. Sempre que possa opte por uma que contenha poucas sementes de girassol, dado que têm um elevado valor calórico e podem conduzir o seu hamster à obesidade. Duas ou três destas sementes por dia são o suficiente.

De vez em quando pode dar um mimo, como um vegetal ou outro, mas sem exagerar. Agora tudo o que seja doces e afins, nem pensar!

Pode alimentar o seu hamster de várias formas e não existe uma que seja propriamente melhor que a outra. Pode optar por colocar toda a comida num recipiente que deverá ser de porcelana ou de metal e nunca de plástico porque acabará rapidamente roído, ou então optar por espalhar a comida pelo chão da gaiola. Se por um lado parece ser mais higiénico colocar toda a comida num só recipiente, por outro muitos consideram que espalhá-la pelo habitat pode servir de estímulo para o hamster dado que tem de procurar o seu alimento e também é mais natural.

Pode ter a comida sempre presente num recipiente ou então colocá-la todos os dias a uma determinada hora. Se optar por a deixar sempre presente, não se preocupe porque o seu hamster não irá comer demasiado. O que ele pode fazer é guardar alguma comida nas bochechas para depois a esconder num determinado local, geralmente onde dorme. O recipiente de comida deverá ser limpo diariamente e a gaiola, pelo menos, uma vez por semana.

Quanto à água deve ser mudada todos os dias. Deverá colocá-la num recipiente (espécie de garrafa) especialmente designado para o efeito e que pode ser presa na parte lateral da gaiola.

Para além da comida propriamente dita, é necessário que exista sempre algo que o seu hamster possa roer. É que os seus dentes crescem continuamente e como tal ele necessita de roer para os manter cuidados e com as dimensões correctas. Nas lojas de animais encontra diversos produtos para este efeito.

Share:

Leave a reply