Será uma Tartaruga o animal certo para si?

Share:

Esta é a pergunta que qualquer futuro dono deverá fazer a si próprio, antes de adoptar qualquer que seja o animal. Isto porque cada bichinho tem os seus hábitos e necessidades, e, é muito importante que esses sejam facilmente integrados na vida do seu dono, porque caso contrário poderá vir a ser uma dor de cabeça para ambos.

Treino e Habilidades… Se procura um animal que faça habilidades, ou que queria treinar, então este não é o animal certo para si. Para além de não serem nenhumas tartarugas ninja, gostam por vezes de algum sossego. Atenção, isto não significa que não possam ter uma boa interacção com o seu dono. Significa sim que essa interacção deve ser feita nos termos estabelecidos pela tartaruga, se assim o quisermos considerar.

Longevidade… São animais que geralmente duram muito tempo, sendo difícil estarmos a afirmar o número de anos exacto que vivem. Algumas podem viver cerca de 30 ou 40 anos enquanto que outras podem chegar ou ultrapassar os 100. Ou seja é um compromisso a longo prazo.

Cuidados e alimentação… O que também varia é o tempo que se perde a tratar deste animal de estimação. Variações à parte, e para tentarmos colocar esta definição de tempo na forma mais prática possível, necessitará de limpar o habitat da sua tartaruga pelo menos uma vez por semana, um processo que poderá levar cerca de 30 a 60 minutos. Quando falamos nesta limpeza semanal estamos a referirmo-nos ao habitat em geral, dado que por exemplo, o recipiente da água e comida deve ser limpo diariamente. Quanto à alimentação e embora iremos tratar este tema mais à frente, ela deve ser feita diariamente para as tartarugas mais novas, e de dois em dois dias para as adultas. Aconselha-se ainda a que perca cerca de 10 minutos por dia a observar o seu animal.

Os custos… Os custos variam muito de acordo com o tipo e o tamanho de animal que possui. Generalizando, o preço mensal de ter um destes animais em casa poderá variar entre os 10 e os 30 euros. Fazendo uma regra assim mais grosseira conte com 1 euro por dia para cada animal, isto já dará para despesas quer com a comida quer com idas ao veterinário. Apesar das tartarugas não serem propriamente um animal caro, quando adoecem uma ida ao veterinário pode custar tanto, como se estivemos a falar de um cão ou de um gato. Tenha isto também em conta.

Agora que já pensámos um pouco nas razões de base que nos podem levar a querermos, ou não, um destes animais de estimação, vamos ver como tudo se processa de uma forma mais aprofundada em termos de saúde, alimentação e habitat.

Share:

1 comentário

Deixe uma resposta