O Habitat da Tartaruga

Share:

Assim que adquirir uma tartaruga, ou cágado, o mais importante é dar-lhe um habitat que em termos genéricos se assemelhe o mais possível àquilo a que estavam habituados quando não em cativeiro. Por exemplo, as tartarugas aquáticas necessitam de um tanque ou aquário como o usado para os peixes. Atenção que é importante dar-lhes um pouco de terra onde possam descansar. Já as tartarugas terrestres podem também habitar num aquário, sem água.

É conveniente que tenham muita luz. Se optar por iluminação artificial cuidado para não a colocar demasiado perto uma vez que poderá magoar os olhos do seu animal. Apesar de termos falado em aquários como uma forma de habitação para a sua tartaruga, existe alguma controvérsia neste ponto, e alguns recomendam que eles não sejam utilizados e passamos a explicar porquê. Se tiver a sua tartaruga colocada num aquário sem água e se o tiver junto a uma janela a apanhar sol, ele ficará muito quente no interior e a sua tartaruga poderá facilmente ter um ataque de coração e morrer.

Nas lojas de animais especialmente dedicadas aos animais exóticos (e não só) encontra recipientes (tartarugueiras) para este efeito e que sejam mais adequados ao tipo de tartaruga que adquiriu.

Ainda no Habitat, mesmo nos secos, existem dois factores importante. O primeiro é um local onde a mesma se possa esconder e o segundo é a existência de um recipiente com água, onde a sua tartaruga possa entrar e sair com facilidade.

Um local de esconderijo é importante porque evitará o stress que poderá conduzir a doenças e eventualmente à morte. Quanto ao recipiente com água, com dimensões consideráveis, deve-se ao facto de as tartarugas gostarem de se molhar, principalmente em dias mais quentes, e para isso ser necessário algo para esse efeito. Isto mais uma vez está relacionado com o tipo de tartaruga que escolher, embora seja obviamente a regra geral.

Para não generalizarmos tanto e particularizarmos algumas situações vamos abordar de uma forma mais concreta o habitat da tartaruga de água, uma das mais populares (e quem tem crianças sabe bem como elas são apaixonadas por estes animais), nomeadamente pelas características físicas. Para além disso são as que mais habitualmente vemos nas lojas de animais e levamos para casa.

As tartarugas de água, apesar desta definição, não vivem só dentro de água e como tal necessitam também de uma área seca, embora não dispensem uma grande abundância de água que deverá ter uma temperatura mais ou menos morna, até porque estes bichinhos quando estão no seu habitat natural, escolhem aquela que está mais aquecida pelo sol. A temperatura ideal deve situar-se entre os 23 e os 29 graus. No inverno um aquecedor e um termóstato poderão ajudar a que a temperatura da água se mantenha sempre neste nível. Tudo isto pode ser encontrados nas lojas de aquariofilia.

Ora a primeira coisa que terá de fazer é escolher o recipiente onde a pretende colocar. Se optar por um aquário, então terá que optar por um tamanho. O tamanho depende do número de tartarugas que lá pretender colocar. Se o seu objectivo passa por colocar apenas uma tartaruguinha então um de 10 litros será suficiente, apesar do espaço para nadar não ser muito. Se por outro lado pretende lá colocar duas, ou quer dar mais qualidade de vida ao seu bichinho, então opte por um de 20 litros. A altura da água varia muito e a melhor forma de saber a quantidade a colocar é guiar-se pelo casco da sua tartaruga. Ou seja, o nível de agua deve ser igual, ou semelhante, à altura da carapaça da sua tartaruga.

Ainda dentro do aquário deverá ter um local como uma rocha ou uma rampa mais elevada para onde o seu animal de estimação possa facilmente subir, ficando desta forma totalmente fora de água.

Já que falamos em água é muito importante que ela esteja sempre limpa. É que a comida que é lá colocada juntamente com as fezes das tartarugas irão resultar certamente em problemas para o seu bichinho, para além de darem origem a um habitat em que saudável, não é certamente a palavra de ordem. É por este mesmo facto que alguns recomendam a colocação de um filtro, mais ou menos potente, para manter a água o mais limpa possível.

De qualquer forma se não pretende estar a gastar dinheiro num filtro, não é absolutamente necessário, contudo terá que mudar a água com alguma frequência, mas atenção a alguns aspectos que deverá ter em conta. A água que colocar no seu aquário pode muito bem ser da torneira, mas o ideal por causa do cloro, é que a deixe a repousar pela menos 24 horas antes de a colocar no aquário. O ideal será ter sempre à mão um ou dois garrafões de água, onde possa colocá-la a assentar antes de introduzir no aquário.

Existe ainda outro truque que se destina essencialmente a evitar a produção natural de amoníaco provocada pelos excrementos e por outros factores que poderá pôr as suas tartarugas doentes. O truque passa por colocar uma colher de chá de sal não iodado, por cada litro de água. Para além de isto eliminar bactérias ainda irá melhorar a carapaça das suas tartarugas e evitar problemas de pele.

Já que estamos a falar de um aquário com água pode colocá-lo junto a uma janela onde apanhe raios de sol. O ideal seria que os apanhassem por cima directamente e não através do vidro, até porque estes filtram os raios ultra-violeta. Não se esqueça que se o aquário for demasiado pequeno deverá verificar se ele não está a aquecer muito por causa dos raios de sol.

Existem outras formas de iluminação artificiais, é certo, contudo a luz natural do sol para além de prevenir o aparecimento de fungos, ainda contribui para a sintetização de vitamina D3, importante para o metabolismo do cálcio. Se não puder ter as suas tartarugas todo o dia em contacto com o sol, então quando chegar a casa coloque-as em exposição directa, pelo menos por 15 ou 30 minutos. É que fará bem melhor à saúde do seu animal do que qualquer outro tipo de luz artificial. Também poderá considerar incluir um suplemento de vitamina D3 na dieta da sua tartaruga. Mas atenção, isto se tiverem apenas muito pouco contacto com a luz solar.

Share:

12 comentários

  1. Diogo 21 Agosto, 2014 at 22:32 Reply

    “Ou seja, o nível de agua deve ser igual, ou semelhante, à altura da carapaça da sua tartaruga.”

    Errado. O ideal num aquário é a tartaruga ter espaço para nadar e profundidade no mínimo de 2 ou 3 vezes o tamanho da sua carapaça.

    Se não tensiona gastar dinheiro num filtro não tenha tartarugas aquáticas. Pois convém ter no mínimo dos mínimos um filtro interno.

    De resto concordo com tudo. 🙂

    Saudações

  2. Tetborras 24 Março, 2015 at 03:24 Reply

    Por favor não sigam nada do que esta aqui escrito, especialmente no que se refere a litragem e tamanho do aquaterrario!
    Isto foi a maior atrocidade que já li . As tartarugas chegam a atingir 30 centímetros , nunca as ponham num aquário apenas com 10 litros de água, e muito menos só com água ate 3 vezes o tamanho da carapaça! as tartarugas gostam de nadar livremente! Um conselho frequentem fóruns especializados em tartarugas. e falem com quem tem experiencia no assunto! e acreditem que certamente nada do que esta aqui escrito vos sera dito! já agora não juntem caracóis ou peixes pequenos com suas tartarugas, elas são oniveras e iram acabar por se alimentar deles.

  3. margarida 5 Julho, 2015 at 14:14 Reply

    estas informaçoes ajudaram bastante e eu que tenho uma tartaruga bebe nao sabia de tantas coisas assim!!!!!!!!!!!!
    mas queriaa receber mais informaçoes por e mail:mmcvr30@gmail.com
    a minha tartaruga milu ira ficar muito contente se me mandar mais informaçoes para o meu e mail e ja agora pretendia tambem enviadas por e mail se conseguir tudo sobre gatos bebes e que eu vou ter um daqui a 2 dias e assim ficava a saber mais como tratar deles e a saber mais sobre eles em geral!!!
    Obrigada espero que me faça esse favor!!!!!!!!!!!!!

  4. ue 20 Junho, 2016 at 16:12 Reply

    Ontem cheguei a casa e meu cagado estava virado de barriga para o ar. Virei-o e infelizmente vi que tinha morrido.
    O que tera acontecido~?

  5. Paula Coelho 25 Maio, 2017 at 20:29 Reply

    Boa noite. Tenho uma tartaruga graptemmys que comprei no domingo.
    Pretendo coloca-la num lago com 1metro por 30cm de fundura no exterior, quais os cuidados a ter com o habitat dela. Obrigada

Deixe uma resposta