As Tartarugas

Share:

Estes bichinhos de quatro patas são facilmente reconhecidos pelas suas características únicas. Uma concha que é formada por duas placas ósseas, constituída fundamentalmente por duas partes: – a carapaça e um plastrão. Elas encontram-se unidas, existindo apenas as aberturas para as patas, cabeça e cauda. A carapaça é constituída por diversas placas ósseas em que a diferente padronização contribui para uma mais fácil identificação da espécie em questão.

Para além da sua carapaça estes animais distinguem-se ainda por não terem dentes, mas sim um bico córneo, que faz praticamente a mesma função.

Existem se assim lhes quisermos chamar três designações fundamentais, sendo elas, tartarugas, cágados e as tartarugas terrestres. Embora pareça confuso distinguir quem é quem, quando nos referimos a tartarugas estamos a falar das que habitam essencialmente no mar, quando falamos em cágados referimo-nos às espécies de água doce e quanto às terrestres, o próprio nome fala por si.

Enquanto que os cágados e as tartarugas são na sua essência animais carnívoros ou omnívoros, as tartarugas terrestres contentam-se apenas com vegetais. Os cágados, assim como as tartarugas de água, são muito comuns para animais de estimação. Os primeiros que vivem geralmente perto de rios e lagos são caracterizados por recolherem a cabeça curvando o pescoço horizontalmente.

Share:

Leave a reply