A Alimentação das Tartarugas

Share:

Tanto as tartarugas aquáticas como as terrestres têm hábitos de alimentação não muito diferentes, apesar de as aquáticas terem um gosto especial por carne, mesmo quando atingem uma idade mais elevada, ao contrário das terrestres que têm um maior apetite por vegetação. Contudo importa ter em conta que as tartarugas com maior idade necessitam de menos proteínas e como tal deve-se ter cuidado para não se colocar demasiado alimento.

A grande maioria das tartarugas que temos em casa são omnívoras, o que significa, que comem desde insectos a vegetais. Contudo isto não quer dizer que possam comer realmente tudo. É importante que o dono quando alimenta a sua tartaruga tente verificar como ela reage e o que come ou não. Mais do que isso, quando se tem mais que um destes bichinhos, o seu dono deve-se assegurar que todos comem aproximadamente a mesma quantidade de comida.

Atenção aos bocados de alimento que possam ficar presos no aquário, quer numa rocha que lá coloque, ou em qualquer outra plataforma uma vez que se irão degradar rapidamente, contaminando o seu habitat.

Para se assegurar que a sua tartaruga tem uma vida saudável deverá proporcionar-lhe a dieta mais variada possível. Ou seja, isto significa que não deverá dar-lhe apenas a comida que se vende nas lojas de animais já preparada, mas sim recorrer a um bocadinho de cada estilo. Ou seja, a comida vendida nas lojas de animais é importante porque já trás diversos nutrientes como nomeadamente o cálcio, fundamental para a constituição da carapaça da sua tartaruga ou cágado. Contudo, a isto pode-se e deve-se juntar outros pequenos pitéus com especial incidência em folhas de alface muito cortadinhas e até cenouras ou fruta (maças). Tendo em conta que estamos a falar de animais pequenos, ou médios, tenha o cuidado de cortar tudo muito pequeno. Também pode dar por vezes peixe ou galinha cozida, mas isto mais raramente. Nunca se lembre de dar, por exemplo, frango cru uma vez que poderá conter salmonelas. Sintetizando, varie a alimentação do seu animal e certamente terá uma companheiro saudável. No fundo, o que se passa com as pessoas.

Se notar no seu animal alguma letargia, ou problemas na pele ou carapaça, pode estar relacionado com a alimentação que lhe está a dar e nesse caso deverá consultar de imediato um veterinário em busca de aconselhamento especializado.

Share:

14 comentários

  1. Estudiosa 15 Outubro, 2015 at 18:48 Reply

    Desculpem a ignorância, mas estou fazendo revisão em texto infantil e estou com essas dúvidas.

    Tartaruga tem o hábito de comer poeira?

    Tartaruga pode comer chocolate?

  2. roni 31 Maio, 2016 at 15:35 Reply

    eu tenho uma tartaruga e esse site me ajuda a cuida dela e agora esta muito bem por causa do site ela esta bem e saudavel

  3. Julia 1 Setembro, 2016 at 20:12 Reply

    Esse site tá errado, isso não é tartaruga, são jabutis,as tartarugas tem patas iguais as nadadeiras,tem isso na minha apostila do ciências,to no sétimo ano e se vcs verem na apostila positivo do sétimo ano,la diferencia as tartarugas os jabutis e os cágados.bjus e mais atenção pets.leak

  4. jenifer 11 Maio, 2017 at 22:13 Reply

    oi boa noite…sera que eu posso alimentar minha tartaruga so com reptolife ?ou devo dar outros alimentos ?

Deixe uma resposta