As melhores raças para a família

30525
0
Share:

Seria claramente injusto estarmos a afirmar que existem raças que não são boas para se ter em casa e conviverem com a família, até porque cada gato, é um gato. Contudo, existem aquelas que pelas suas características, se adaptam melhor a uma vida familiar. Nas próximas linhas sugerimos-lhe algumas raças que serão certamente uma boa opção dado o seu temperamento.

AZUL INGLÊS DE PÊLO CURTO

Este companheiro de quatro patas assume-se como um gato naturalmente saudável e inteligente. É indicado para crianças, uma vez se afeiçoa rapidamente a quem gosta dele. Tem uma cabeça grande e redonda e orelhas arredondadas na ponta. Também os olhos são arredondados, podendo ser cor de laranja, azul ou mesmo mistos (um laranja e outro azul). Com um corpo forte e musculado, possui pêlo curto e denso.

BIRMANÊS

O Birmanês tem um pelo de comprimento médio mais comprido no pescoço e na cauda. É esbranquiçado com as extremidades mais escuras. Esta raça é também conhecida por Gato Sagrado da Tailândia. Os olhos são geralmente azuis-claros. Possui um corpo comprido e uma cabeça mais estreita e arredondada. É uma raça muito sociável, estabelecendo rapidamente uma boa relação com os seus donos.

BURMILLA

O Burmilla apresenta uma boa estrutura óssea e um corpo musculado, apesar de se assumir como um gato muito elegante. Tem olhos largos e expressivos e um pêlo curto e denso. É inteligente e muito afectuoso, com um temperamento excepcional. São animais sociais e extrovertidos, assumindo imediatamente um bom relacionamento com homens e crianças. Também se adaptam bem à presença de outros animais. Têm uma cabeça pequena e arredondada e orelhas de tamanho médio. As fêmeas são geralmente mais pequenas que os machos.

PERSA

O gato Persa dispensa praticamente qualquer tipo de apresentação, uma vez que são imediatamente reconhecidos pelo seu pêlo comprido e macio. São animais com uma estrutura forte e, apesar de parecerem pesadões, são muito ágeis. Os olhos grandes e redondos e as suas orelhas pequenas e arredondadas contribuem para lhe dar um ar dócil. São animais afectuosos e muito ligados aos seus donos. É uma raça que merece cuidados especiais, como uma escovagem diária e uma alimentação variada e controlada de forma a combater o excesso de peso que pode dar origem a problemas cardíacos. Os gatos persas brancos com olhos azuis são geralmente surdos.

SIAMÊS

A raça siamesa é outra das que praticamente dispensa apresentações, visto ser uma das mais conhecidas em todo o mundo, graças aos olhos azuis cativantes e extremidades coloridas nas orelhas, focinho, cauda e patas em contraste com o resto do corpo. Esta talvez seja uma das raças mais inteligentes. São gatos extremamente apegados ao dono e muito extrovertidos. São excelentes comunicadores e falam não só através dos miados mas também com expressões corporais. Adoram companhia e um belo colinho dos seus donos. Inteligentes, curiosos e muito emocionais.

EUROPEU

Esta raça talvez seja curiosamente a mais pura. Apresentam geralmente um porte médio, são musculados e caracterizam-se por um focinho arredondado com orelhas pequenas e olhos grandes e redondos. O pêlo é curto e espesso e geralmente a cor dos olhos coincide com a cor do pêlo. São meigos e muito curiosos. Relacionam-se muito bem com crianças. São activos e independentes e têm geralmente uma longevidade superior aos companheiros de outras raças. São gatos muito territoriais.

RAGDOLL

Estes gatos apresentam-se com um pêlo comprido e muito sedoso, embora em diferentes condições climatéricas possam apresentar um pêlo mais curto. São extremamente dóceis, afectuosos, inteligentes e os companheiros ideais para as pessoas que adoram gatos. São os mais indicados para crianças ou para quem possua animais em casa como um cão. Têm a cabeça larga, um pescoço longo e olhos azuis. A origem do nome Ragdoll (boneca de trapos), deve-se ao facto de. quando pegamos neles, tornarem-se moles e frágeis como uma boneca. Atingem geralmente o tamanho máximo aos quatro anos de idade.

Share:

Leave a reply