Adoptar um cão

42075
0
Share:

A história do cão mostra-nos que este animal foi desde sempre habituado a viver em grupos e isto contribuiu para o tornar num companheiro muito sociável e que acima de tudo não dispensa companhia. A razão desta vivência comum com outros elementos da mesma espécie não acontece por acaso, e é fácil percebermos os principais motivos. É que logo à partida acarreta claras vantagens no que toca à sobrevivência, quer no que concerne ao alimento quer na própria protecção contra outros predadores.

Quando um destes companheiros de quatro patas é adoptado, a família que o acolheu passa a ser o seu grupo.

Na vida selvagem, a matilha, encontra-se hierarquicamente bem definida, existindo sempre um líder. Como tal, também é necessário que desde cedo, e aquando do treino destes animais, o seu dono mostre logo quem manda, até para manter em qualquer ocasião, o controle da situação.

Algo que deve estar bem presente na mente de quem pretende adoptar um cão, é que adoptar um destes animais, não é o mesmo que adoptar, por exemplo, um hamster. Isto porque este companheiro vai interagir com toda a família e para que tal aconteça a decisão de o levar para casa deve merecer a aprovação de todos os membros da família, e é fácil perceber-se porquê.

No caso de qualquer outro animal de pequeno porte, como um hamster ou um pássaro, não necessita de haver uma interacção especial com todos os membros da casa. Estão sossegados no seu espaço e basta até que a pessoa que o adoptou, cuide dele e o alimente. No caso do cão ele anda solto, mimando todas as pessoas que habitam no apartamento, mas também fazendo as suas travessuras. É por essa mesma razão que esta decisão deverá ser aprovada por todos. Não será mais um animal de estimação em casa, mas sim um novo membro da família, e acredite que se for bem tratado, terá um companheiro leal, amigável e brincalhão sempre presente na sua vida.

Os cães adaptam-se muito facilmente às condições que os rodeiam. Contudo é importante ter presente que adoptar um destes animais não é barato, e terá que fazer alguns ajustes ao seu estilo de vida.

Share:

Leave a reply