A gaiola ideal para o seu papagaio

148800
3
Share:

A escolha de uma gaiola não é feita por acaso. Cada especie de pássaro tem os seus próprios requisitos em dois aspectos fundamentais, nomeadamente segurança e conforto. Tem de considerar adquirir uma gaiola com o tamanho certo para o seu animal. É que a gaiola terá um grande impacto na vida do seu animal, independentemente do tipo de pássaro que se trata.

A dimensão

A regra principal para adquirir uma gaiola para o seu pássaro é que deverá adquirir a maior que encontrar no mercado, de forma a que o seu companheiro se sinta o mais possível em casa. Tenha sempre em conta, que as recomendações minimas para o tamanho de uma gaiola são especificadas tendo em conta o espaço minimo de que ele necessita para sobreviver, por isso não as tenha sempre em conta. Ou seja, não vá na conversa do ‘esta chega’. O espaçamento entre as barras é outro factor que deverá ter em conta. Da mesma forma que para pássaros muito pequenos se o afastamente entre as barras for grande, eles podem fugir, para os papagaios existe o risco de eles poderem ficar com a cabeça entalada entre as grades. Ou seja, verifique se o espaçamento entre as barras da gaiola que adquirir, não é demasiado grande, para não ser uma porta aberta para o surgimento destas situações de perigo.

O formato

Se possui um pássaro pequeno considere que a maioria dos voos são feitos de lado para lado e não de cima para baixo. Ou seja, isto significa que deverá adquirir uma gaiola com uma largura suficiente em detrimento da altura. Já no caso de ter um papagaio com dimensões consideráveis considere todas as actividades do seu animal, como, trepar, esticar-se e brincar. Desta forma vai chegar à conclusão de que ao contrário do que acontece com pássaros pequenos, no caso dos papagaios as gaiolas altas são mais adequadas mas deverão também ter espaço para os lados. Curiosamente as gaiolas cilindricas nem sempre são a melhor opção, porque existem muitos pássaros que sentem insegurança nesse tipo de gaiolas.

Espaçamento das Barras e Orientação

Os papagaios necessitam de gaiolas com barras horizontais, até porque como sabe eles adoram trepar pelos lados da gaiola. Se estivermos a falar de um pássaro que tenha por hábito voar, como os canários, então a orientação das barras já não é de todo importante, uma vez que ele pouco uso irá fazer delas. Atenção mais uma vez ao espaçamento entre as barras. O espaçamento incorrecto pode levar ao aparecimento de situação perigosas que já referimos anteriormente.

Qualidade

A gaiola do seu papagaio pode ser um bom complemento para a mobilia e por esse motivo considere adquirir uma com dimensões consideráveis, da melhor qualidade que encontrar, ou tiver oportunidade. Geralmente o que é mais caro, costuma ser melhor e esta máxima aplica-se também às gaiolas. É que metal extremamente fino ou faiolas de plástico são extremamente perigosos para a segurança do seu companheiro. Pense no facto de que se adquirir uma gaiola bem construida apenas terá que o fazer uma vez durante a vida do seu animal. Uma gaiola em aço inoxidavel é o exemplo de uma boa opção, para além de não ser tóxico para o seu animal.

Segurança

Outros aspectos alusivos à segurança, dizem respeito a caracteristicas adicionais da gaiola e que poderão dar origem a lesões quer nas asas, quer nas patas. Por esse motivo mantenha-se longe de gaiolas com muitas portas e outros compartimentos adicionais onde o seu companheiro possa ficar preso. Existem também gaiolas que possuem designs complicados. Mas existem ainda outras características a ter em conta. Por exemplo, gaiolas mais antigas e pintadas podem conter chumbo e zinco, e por esse motivo, mantenha-se afastado delas. Pontas afiadas é outro aspecto a que deverá dar especial atenção.

Manutenção

A gaiola ideal é aquela que pode ser facilmente limpa. É por este motivo que as gaiolas de aço inoxidavel são boas opções. Não se esqueça de verificar se a gaiola que adquirir tem em baixo uma plataforma deslizante, que possa facilmente ser retirada porque isto irá facilitar em muito o processo de limpeza. Também as portas se tiverem dimensões consideráveis podem ajudar no processo de limpeza. Os recipientes de água e comida devem ser removidos por estas portas.

Poleiros e Acessórios

Os poleiros assumem muita importância numa gaiola. Devem ser colocados junto a cada recipiente de comida e em diferentes alturas da gaiola. Deverão ser adaptados ao tamanho do pássaro, e se possível adquira poleiros de madeira. Adquira poleiros com tamanhos variados uma verz que eles previnem o aparecimento de problemas nas patas dos pássaros. Os recipientes de água poderão ser de aço inoxidavel, porcelana ou plástico, mas os primeiros que referimos têm a vantagem de ofereer uma maior durabilidade.

Share:

3 comentários

  1. Filipe Soares 7 Fevereiro, 2014 at 22:37 Reply

    Tenho feito algumas gaiolas de aço inox para mim (papagaio eclectus e cacatua galerita triton) e também para alguns amigos pois é dificil encontrar no mercado. É verdade que fica mais dispendioso na compra mas se tivermos em conta a durabilidade da mesma e fazendo bem as contas é um excelente investimento muito bem feito e ainda mais benefico para a saude do seu animal de estimação.
    Já pensei em fazer algumas para venda no OLX. Se souberem de alguém que queira podem contatar atravéz do mail: azorsom@sapo.pt

Deixe uma resposta