Conheça a primeira rede social para animais de estimação

32025
0
Share:

É portuguesa e já está disponível para download (http://goo.gl/Jnk3K) na loja da Apple. A aplicação PET2MATE – Social Pet Network – a primeira comunidade mundial que interliga animais de estimação, donos, veterinários, lojas, e, fundamentalmente, amantes de animais, foi desenvolvida pelo designer e programador português Afonso Barbosa, e passou pelos critérios apertados e exigentes da Apple, estando agora disponível gratuitamente para dispositivos iphone, ipad e ipod touch. O conceito é simples: “It´s all about your pet!

O objetivo da PET2MATE é estar para a vida dos animais tal como o facebook está para a vida das pessoas e assim constituir-se uma referência mundial incontornável. Através desta aplicação, o proprietário pode monitorizar e gerir de forma simples os dados de identificação do animal de estimação (idade, raça, características, preferências de acasalamento, historial clínico, contactos do veterinário…), timeline de fotografias, pesquisa avançada de animais (segundo vários critérios), diário dos animais e alertas relacionados com a vida dos mesmos (ex: época de acasalamento, de perda do pêlo, etc). Em termos de interação social a aplicação permite chat e troca de mensagens (encriptadas), partilha de fotos e posts por facebook e e-mail, e integração com aplicação específica para facebook permitindo aos amigos, que não possuem a aplicação, visualizar fotos e detalhes básicos do animal. A PET2MATE permite também pesquisar animais para adopção em qualquer parte do mundo evitando que muitos deles sejam abatidos e encontrem assim um novo lar.

Um dos aspectos diferenciadores desta aplicação é a “transferência de propriedade” entre os vários utilizadores (veterinário,  proprietário e lojas) que permite transferir o histórico de vida do animal (detalhes, fotos e diário) de uma forma simples, rápida e segura, garantindo assim que a informação nunca se perde.

Na prática, a App permite congregar e gerir na cloud toda a informação relativa à vida do animal: informação biométrica e física (cuidados médicos, de higiene e de alimentação, entre outros), diário social e ainda um glossário associado à vida e necessidades básicas e do quotidiano dos animais e respectivas raças (wikipets).

A aplicação está disponível, na fase de arranque, em três línguas – inglês, espanhol e português – estando já a ser preparadas as versões em russo, chinês, japonês, francês e alemão. No período inicial, a PET2MATE estará disponível na appstore gratuitamente, e dá direito ao registo de dois animais. Quem quiser registar animais adicionais pode optar por packs de 1, 5 e 10 animais. Após a campanha de lançamento, a aplicação custa 0.89 euros para um animal, 3.59 euros para cinco e 5.49 euros para 10 animais de estimação. Trata-se de um projecto ambicioso que, a curto prazo, irá evoluir para dispositivos Android, Windows Phone e, para os que não possuem equipamentos móveis, uma versão web. Aliás, já está disponível uma página no facebook (http://www.facebook.com/PET2MATE) que conta já com centenas de seguidores.

O potencial desta rede justificará, em breve, o alargamento a outras comunidades animais, entre as quais coelhos, hamsters, répteis, aranhas, bem como outras funcionalidades relacionadas com a venda de produtos e animais e prestação de serviços.

Na base de todo este projecto está Afonso Barbosa, designer e programador, cuja actividade académica está intimamente ligada à Universidade do Minho, onde estudou Matemática e Ciências da Computação. Foi aí que surgiu o embrião do que viria a ser a EDIGMA, uma das mais inovadoras empresas portuguesas na área das novas tecnologias. Após a consolidação deste projecto, Afonso Barbosa lançou-se em vários projectos individuais, alguns deles em Silicon Valley (Califórnia) , sempre ligados à inovação e às novas tecnologias, criando diferentes empresas e postos de trabalho.

Share:

Leave a reply